Perguntas Frequentes

PERFIL DO FRANCHISADO

Não é obrigatório possuir formação ou experiência no setor da construção ou na gestão de um negócio, embora isso possa ser uma vantagem. A disposição para aprender, seguir diretrizes e colaborar com a equipe Master Franchising é o mais importante para alcançar o sucesso como franchisado da Vintage Obras.

Oferecemos formação e apoio contínuo para garantir o melhor desempenho possível.

Sim, e podemos auxiliá-lo no recrutamento desse trabalhador. Seja quem for que tenha essa responsabilidade, receberá a nossa formação, apoio e assessoramento.

Sim, cerca de metade dos nossos franchisados já tinham uma empresa de construção.

No entanto, é crucial que se identifique com os valores da VINTAGE OBRAS.

Se a sua principal intenção é apenas atrair mais clientes e não está disposto a aprimorar a operacionalidade da sua empresa, então este franchising pode não ser o mais adequado para si.

A integração na Rede só ocorre após uma avaliação criteriosa para garantir que a empresa está em conformidade com os padrões da VINTAGE OBRAS, especialmente em termos de qualidade de trabalho, procedimentos e atendimento ao cliente.

O processo de seleção envolve a avaliação da experiência, habilidades, capacidade financeira e comprometimento com os padrões da franquia. Os candidatos passam por entrevistas e uma análise rigorosa antes de serem aprovados.

NEGÓCIO

O modelo de franchising possui um valor de entrada, que proporciona o acesso ao uso da marca VINTAGE OBRAS, permitindo começar a operar como parte da rede, além de ter acesso a uma variedade de serviços, como formação, marketing, tecnologia, consultoria e central de atendimento.

Os nossos franchisados costumam recuperar o valor de entrada em poucos meses. É possível recuperar o valor só com a execução de uma obra.

Para estabelecer o negócio, será necessário um investimento inicial entre 20 e 30 mil euros.

Os três principais fatores são:

  1. Executar as obras com elevada qualidade, fornecendo garantias para garantir a satisfação dos clientes;
  2. Apesar de fornecermos formação e técnicas de vendas, é essencial que a pessoa responsável pela venda possua habilidades comerciais;
  3. Seguir as diretrizes da Equipa Master Franchising.

Ao trabalhar com a VINTAGE OBRAS beneficiará de uma imagem forte, com um extenso portfólio e avaliações de outros Clientes que lhe permitirão aplicar melhores preços.

Por outro lado economizará nos custos, pois:

  1. O seu escritório operará de forma mais eficiente, seguindo as melhores práticas das empresas de construção, com o uso de novas tecnologias e procedimentos padronizados;
  2. Economizará nos gastos com a«a compra de materiais e serviços.

CONTRATO

É um documento que fornecemos aos potenciais franchisados antes de apresentarmos o contrato final. Contém as obrigações essenciais do contrato de franquia e uma apresentação corporativa da VINTAGE OBRAS, da rede de franquia e do modelo de negócio.

O termo contratual inicial é estabelecido para um período inicial de cinco anos, com prorrogações anuais automáticas e sem custo, a menos que qualquer uma das partes se oponha à renovação.

O Franchisado pode, a qualquer momento, terminar o contrato.

O Master Franchising pode opor-se à renovação do contrato nos prazos contratualmente acordados, isto é, após os cinco anos.

Sim, exceto na Grande Lisboa e no Grande Porto.

ABERTURA

O tempo para começar depende se já possui uma empresa aberta ou não, e da data marcada para a próxima formação VINTAGE OBRAS, mas geralmente é possível iniciar em menos de um mês.

ESPAÇO COMERCIAL

Não.

Abrir uma loja ou escritório tem a vantagem de transmitir mais credibilidade aos Clientes e de se economizar tempo em deslocações, uma vez que algumas reuniões podem ser realizadas na loja ou escritório. No entanto, temos vários franchisados a trabalhar muito bem sem possuir um espaço comercial.

A VINTAGE OBRAS MASTER apoiá-lo-á nas várias etapas da criação da loja ou escritório, nomeadamente com a elaboração do layout da espaço e apresentação de equipas para a obra.

RECURSOS HUMANOS

Isso é uma decisão estratégica a ser tomada pelo próprio franchisado, mas pode contar com o nosso assessoramento para esta decisão.

Existem Unidades VINTAGE OBRAS que faturam mais de meio milhão de euros por ano com um único trabalhador e há unidades que têm mais de dez trabalhadores.

Formação teórica

Está online e sempre disponível. Esttudar esta formação costuma ser a primeira tarefa dos novos colaboradores.

 

Formação prática

Realizamos formações práticas periódicas às quais os novos colaboradores podem participar sem qualquer custo adicional.

A contratação dos próprios Recursos Humanos é responsabilidade do franchisado.

No entanto, oferecemos:

  1. Diretrizes sobre como fazer esta contratação;
  2. A possibilidade de utilizar o nosso software de recrutamento economizando um tempo considerável;
  3. Acesso a uma extensa lista de pessoas que se inscreveram para trabalhar na VINTAGE OBRAS.

FUNCIONAMENTO DO ESCRITÓRIO

O Master Franchising está sempre disponível para esclarecer dúvidas via telefone ou videoconferência, com possibilidade de compartilhamento de ecrã.

Realizamos uma auditoria anual em cada Unidade, que consiste em percorrer uma check-list e verificar se o Franchisado está a trabalhar com as melhores práticas. O Franchisado receberá um relatório que indicará as alterações recomendadas para a melhoria do negócio.

Através do nosso software, os franchisados têm ferramantas de relatórios que permitem acompanhar métricas-chave como, vendas, lucratividade e satisfação do Cliente.

ANGARIAÇÃO DE LEADS (POTENCIAIS CLIENTES)

  • Boca-a-boca;
  • Dois sites bem posicionados nos motores de busca (Google);
  • Google Ads – Publicidade paga na Internet;
  • Presença em Redes Sociais;
  • Presença em sites de terceiros;
  • Vestuário, viaturas padronizadas, lonas publicitárias;
  • Clientes fidelizados;
  • Angariação de Clientes fixos (Condomínios, Agências imobiliárias, Arquitetos e outros);
  • Obtenção de Clientes cedidos por outros franchisados;
  • Possibilidade de trabalhar com franchisados que são Gabinetes de projetos e Decoração e desenhos 3D.

Quer queira atrair ainda mais potenciais clientes ou simplesmente fortalecer a presença na localidade onde atua, a Equipa Master Franchising poderá gerir campanhas online (Google e Redes Sociais) sem qualquer custo adicional pela gestão (existem os custos que terceiros cobram) e executará os layouts, caso deseje realizar publicidade de rua (por exemplo, cartazes publicitários ou anúncios em jornais locais).

ORÇAMENTAÇÃO

A Equipa Master Franchising recomenda valores de venda para a generalidade dos trabalhos/materiais utilizados, mas o Franchisado é livre para praticar os valores que considerar mais adequados.

Tudo na nossa marca está feito com um nível de excelência. Este padrão transmite credibilidade, o que é fundamental para a Taxa de Sucesso de Orçamentos Entregues.

 

Principais ações para melhorar a Taxa de Sucesso de Orçamentos Entregues:

  • Dos melhores sites nacionais;
  • Portfólio de obras que é continuamente melhorado;
  • Avaliações em vídeo e manuscritas de Clientes;
  • Página dedicada à Unidade de Franchising com certificações, avaliações e portfólio próprio;
  • Forma de execução e apresentação dos orçamentos;
  • Formação em técnicas de vendas;
  • Estratégia para obtenção de recomendações (os potenciais clientes a quem somos recomendados são os que têm maior probabilidade de ser convertidos em clientes).

Os preços são determinados com base nos custos de materiais, mão de obra, equipamentos, despesas operacionais e margens de lucro desejadas, levando em consideração também a concorrência local.

PRODUÇÃO

Isso é uma opção do franchisado. Ambas as situações funcionam. Temos franchisados que trabalham principalmente com pessoal próprio e outros que subcontratam tudo.

Nas Unidades Próprias do Master Franchising, não costumamos ter mais que dois ou três trabalhadores de obra. A generalidade dos trabalhos costuma ser subcontratada.

A formação, documentos padronizados, software e consultoria/apoio contínuo do Master ajudarão a sua empresa a estar organizada ao nível das principais empresas de construção.

Essa organização simplifica os processos, tornando tudo mais fácil, rápido e com menos erros.

A Equipa Master Franchising criou várias parcerias para que todas as unidades tenham fornecimentos mais baratos e serviços com boa relação qualidade/preço.

Ao comprarmos em maior quantidade, conseguimos melhores preços.

No entanto, existem subempreiteiros, nomeadamente mão de obra, que têm de ser contratados localmente, tendo em conta as diretrizes da marca.

Cada Unidade de franchising é livre de contratar qualquer subempreiteiro. Não é obrigatório que recorra sempre às parcerias estabelecidas.

Sim, uma das vantagens de trabalhar com a nossa marca é que negociamos com fornecedores para que os nossos franchisados tenham os melhores preços e recebam um melhor serviço.

REDE VINTAGE OBRAS

Estamos sempre abertos a melhorar, seja porque as tecnologias evoluem muito rapidamente, seja com as sugestões e ajuda dos nossos franchisados.

Existe um grupo no nosso software (semelhante aos grupos de WhatsApp, mas privado) com todos os franchisados, que serve para que estes possam interagir.

O Master procura que exista comunicação entre franchisados e há pelo menos uma reunião anual com todo o grupo, para que os franchisados se conheçam e, dessa forma, possam partilhar experiências e ajudar-se.

Os franchisados podem assim partilhar fornecedores, valores praticados e técnicas que melhor resultado dão.

Procuramos fazer a ponte entre os franchisados. Como conhecemos a realidade de uma grande variedade de empresas, podemos aconselhar os melhores métodos.

Por sermos uma Rede de Empresas de Construção, temos também uma base negocial melhor com fornecedores. Ao sermos maiores, representamos um maior volume de negócios e, como tal, podemos obter melhores descontos com alguns fornecedores.

Juntos somos mais fortes!

A distribuição de obras é feita através dos seguintes princípios:

  1. Se a obra for angariada por um franchisado, a obra é desse franchisado, seja que tipo de obra for e em que localização for (a menos que queria passar a outro colega da Rede).
  2. Se a obra chegar através da publicidade do franchisado, essa obra é do franchisado, seja que obra for e em que localização for. O nosso sistema faz esta atribuição automaticamente. Mesmo que o cliente tenha chegado até nós até 30 dias antes. Em reunião poderemos mostrar este sistema em funcionamento.
  3. Se a obra chegar à Rede “sem dono”, será automaticamente atribuído ao franchisado da zona respetiva
  4. Se a obra chegar à Rede “sem dono” e seja de um concelho com mais que um franchisado (zona da Grande Lisboa e Grande Porto) será distribuída sequencialmente pelos franchisados. Neste caso a totalidade de pedido de orçamentos poderá ser mostrada em qualquer altura, a qualquer franchisado, de forma a que todo este processo seja o mais transparente possível.

Cada Franchisado é livre de atuar em qualquer localização.

Caso o Franchisado não atue na Grande Porto e Grande Lisboa, o franchisado terá uma zona exclusiva de atribuição de clientes “sem dono”.

A Equipa Master Franchising tem um Plano de expansão para Portugal que visa a criação de novas unidades franchisadas nos principais centros urbanos.

De forma a conseguirmos manter o mesmo nível de acompanhamento a todos os franchisados, esta expansão será até um máximo de 40 unidades.

A Equipa Master Franchising acredita que “a terra nos foi emprestada pelos nossos filhos e netos” pelo que incentiva práticas sustentáveis, como o uso eficiente de recursos, reciclagem e adoção de materiais eco-friendly nas construções.

You don't have permission to register
X